Ambiente Digital Controlado e Seguro (indispensável para os alunos usarem um computador)

👉A importância de um ambiente Controlado e Seguro é fundamental para que os alunos possam usar os seus computadores pessoais, especialmente nos contextos escolares. 

👉Permitir o uso indiscriminado de dispositivos sem a implementação das indispensáveis medidas de segurança e orientação pedagógica adequada pode ser mais prejudicial do que benéfico.


1. Riscos da Falta de Segurança Básica

2. Necessidade de Formação dos Professores

Os Professores que não possuem conhecimentos básicos sobre cidadania digital e segurança online podem, inadvertidamente, expor os seus alunos a riscos, como:

    • Uso inadequado do Google: A pesquisa não vigiada pode levar a conteúdos inadequados ou irrelevantes para a aprendizagem.

    • Falta de conhecimentos na utilização de recursos educativos: A utilização de Tecnologias digitais exigem que os docentes possuam conhecimentos básicos e atualizados sobre a dinâmica do computador e a dinâmica inerente ao funcionamento da Internet.  Estes conhecimentos  devem ser integradas no currículo de forma planificada e com objetivos claros.

3. Boas Práticas para o Uso de Computadores Pessoais

👉 Para que o uso de computadores pessoais seja benéfico desde o 1.º Ciclo, é essencial garantir que:

  • Configurações de segurança ativas:

    • Antivírus atualizado.

    • Firewall habilitada.

    • Uso de contas de usuário restritas para os alunos.

  • Supervisão ativa e conteúdos adequados:

    • Ferramentas de controle parental configuradas.

    • Orientação para utilizar plataformas educativas e seguras.

  • Educação em cidadania digital:

    • Formações para professores sobre segurança online e integração pedagógica da tecnologia.

    • Atividades específicas para ensinar aos alunos o uso ético e seguro do computador

4. Impacto no Desenvolvimento

  • Uso inadequado pode prejudicar:

    • A capacidade de concentração e socialização.

    • A exposição precoce e não guiada a informações que os alunos ainda não têm maturidade para processar.

  • Uso controlado e educativo pode promover:

    • Aprendizagem digital progressivo e segura.

    • Habilidades como resolução de problemas, literacia digital e colaboração.

👉 O acesso/integração de computadores pessoais na educação deve ser feito com critérios bem definidos e delimitados, tendo em conta o perfil dos alunos e também o seu meio familiar.

👉 Permitir o uso do computador sem que as condições de segurança acima mencionadas estejam a funcionar, e sem que exista um planeamento pedagógico adequado, pode ser mais prejudicial do que benéfico.

👉 ⚠️A exposição que os alunos possam ter na Internet pode causar-lhe, além de danos psicológicos, problemas como cyberbullying, exposição a conteúdos inadequados, manipulação por parte de terceiros mal-intencionados, perda de privacidade, roubo de identidade, dependência de redes sociais, dependência de jogos, diminuição da autoestima devido a comparações irreais, e até mesmo riscos físicos, como encontros perigosos com desconhecidos.

👉 Atualmente é essencial que os professores, e outros técnicos que interajam com os alunos se disponibilizem para realizar formações na área da Cibersegurança para terem as devidas competências e ficarem cientes do quão perigosa pode ser a Internet.

👉 As escolas, professores e pais devem trabalhar em conjunto para garantir um ambiente digital que favoreça a aprendizagem mas que proteja os alunos.

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