Ambiente Digital Controlado e Seguro (indispensável para os alunos usarem um computador)
👉A importância de um ambiente Controlado e Seguro é fundamental para que os alunos possam usar os seus computadores pessoais, especialmente nos contextos escolares.
👉Permitir o uso indiscriminado de dispositivos sem a implementação das indispensáveis medidas de segurança e orientação pedagógica adequada pode ser mais prejudicial do que benéfico.
1. Riscos da Falta de Segurança Básica
Exposição a ameaças online: Sem proteção básica como antivírus, firewall e atualizações regulares, os dispositivos ficam vulneráveis a Malware, Phishing e outras ameaças digitais
Conteúdo impróprio: Sem filtros ou supervisão, os alunos podem ter acesso a material inadequado, o que pode ser prejudicial tanto emocional quanto educacionalmente. Devem ser implementados filtros de pesquisa.
2. Necessidade de Formação dos Professores
Os Professores que não possuem conhecimentos básicos sobre cidadania digital e segurança online podem, inadvertidamente, expor os seus alunos a riscos, como:
Uso inadequado do Google: A pesquisa não vigiada pode levar a conteúdos inadequados ou irrelevantes para a aprendizagem.
Falta de conhecimentos na utilização de recursos educativos: A utilização de Tecnologias digitais exigem que os docentes possuam conhecimentos básicos e atualizados sobre a dinâmica do computador e a dinâmica inerente ao funcionamento da Internet. Estes conhecimentos devem ser integradas no currículo de forma planificada e com objetivos claros.
3. Boas Práticas para o Uso de Computadores Pessoais
👉 Para que o uso de computadores pessoais seja benéfico desde o 1.º Ciclo, é essencial garantir que:
Configurações de segurança ativas:
Antivírus atualizado.
Firewall habilitada.
Uso de contas de usuário restritas para os alunos.
Supervisão ativa e conteúdos adequados:
Ferramentas de controle parental configuradas.
Orientação para utilizar plataformas educativas e seguras.
Educação em cidadania digital:
Formações para professores sobre segurança online e integração pedagógica da tecnologia.
Atividades específicas para ensinar aos alunos o uso ético e seguro do computador
4. Impacto no Desenvolvimento
Uso inadequado pode prejudicar:
A capacidade de concentração e socialização.
A exposição precoce e não guiada a informações que os alunos ainda não têm maturidade para processar.
Uso controlado e educativo pode promover:
Aprendizagem digital progressivo e segura.
Habilidades como resolução de problemas, literacia digital e colaboração.
👉 O acesso/integração de computadores pessoais na educação deve ser feito com critérios bem definidos e delimitados, tendo em conta o perfil dos alunos e também o seu meio familiar.
👉 Permitir o uso do computador sem que as condições de segurança acima mencionadas estejam a funcionar, e sem que exista um planeamento pedagógico adequado, pode ser mais prejudicial do que benéfico.
👉 ⚠️A exposição que os alunos possam ter na Internet pode causar-lhe, além de danos psicológicos, problemas como cyberbullying, exposição a conteúdos inadequados, manipulação por parte de terceiros mal-intencionados, perda de privacidade, roubo de identidade, dependência de redes sociais, dependência de jogos, diminuição da autoestima devido a comparações irreais, e até mesmo riscos físicos, como encontros perigosos com desconhecidos.
👉 Atualmente é essencial que os professores, e outros técnicos que interajam com os alunos se disponibilizem para realizar formações na área da Cibersegurança para terem as devidas competências e ficarem cientes do quão perigosa pode ser a Internet.
👉 As escolas, professores e pais devem trabalhar em conjunto para garantir um ambiente digital que favoreça a aprendizagem mas que proteja os alunos.