Computador, Acesso, Vigilância e Autonomia

👉 A idade ideal para que um aluno tenha acesso a um computador depende de vários fatores, como maturidade individual, necessidades educacionais, vigilância parental e as finalidades do uso.

Antes dos 6 anos: Acesso vigiado e limitado

  • Recomenda-se o uso de computadores sob a supervisão direta de um adulto.

  • A interação nesta idade deve ser lúdica e educativa, com foco em aplicações e jogos que promovam as habilidades básicas: coordenação motora e alfabetização.

  • O computador não precisa de ser pessoal (da criança). O acesso partilhado é suficiente.

Entre os 6 e os 10 anos: Introdução gradual

  • O acesso com vigilância ainda é essencial. Pode ser mais frequente, mas sempre direcionado para a visualização ou realização de tarefas escolares ou educacionais.

  • Pode utilizar um computador familiar.

  • Os alunos podem começar a explorar programas básicos, como editores de texto, calendários e outras aplicações utilitárias que se encontram no Windows, aplicações de desenho e recursos de busca seguros (motores de pesquisa infantis). Nunca o motor de pesquisa Google. - 🔗Motores de pesquisa seguros para as faixas etárias do 1.º Ciclo.

Entre os 10 e os 13 anos: Autonomia gradual

  • Nesta faixa etária, os alunos já podem ter um acesso mais frequente ao computador, mas ainda com vigilância.

  • Se houver necessidade escolar (tarefas, projetos escolares ou ensino online síncrono/assíncrono), podem já possuir um computador pessoal.

  • É importante educar sistematicamente sobre a segurança online, a ética digital e o uso responsável da tecnologia.

A partir dos 14 anos: Autonomia responsável

  • É imprescindível que o aluno tenha um computador pessoal, especialmente no 3.º Ciclo, quando aumentam as solicitações escolares, incluindo trabalhos de pesquisa, apresentações e aprendizagem de recursos específicos.

  • Os adolescentes tendem a precisar de mais independência, mas é crucial que continuem a receber orientação sobre cidadania digital, gestão do tempo e segurança cibernética.

⚠️   Fatores a considerar ao introduzir um computador:

👉 A introdução do computador nas faixas etárias do 1.º Ciclo pode ser benéfico em relação à aquisição de competências digitais, de facilitar a aquisição de conteúdos escolares, mas também pode ter um efeito nefasto pela visualização de conteúdos que nada têm a ver com os conteúdos escolares, visualização de conteúdo inapropriado susceptível de causar danos psicológicos e adição a jogos.

👉Há a necessidade indispensável dos professores terem acesso a formação específica sobre o funcionamento do computador, dos softwares, de como manter os computadores em segurança e dos perigos que podem advir do uso da Internet.

👉O mais importante é garantir que os alunos, independentemente da sua idade, possam usar um dispositivo digital de forma consciente, orientada e segura.

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