Computador, Acesso, Vigilância e Autonomia
👉 A idade ideal para que um aluno tenha acesso a um computador depende de vários fatores, como maturidade individual, necessidades educacionais, vigilância parental e as finalidades do uso.
Antes dos 6 anos: Acesso vigiado e limitado
Recomenda-se o uso de computadores sob a supervisão direta de um adulto.
A interação nesta idade deve ser lúdica e educativa, com foco em aplicações e jogos que promovam as habilidades básicas: coordenação motora e alfabetização.
O computador não precisa de ser pessoal (da criança). O acesso partilhado é suficiente.
Entre os 6 e os 10 anos: Introdução gradual
O acesso com vigilância ainda é essencial. Pode ser mais frequente, mas sempre direcionado para a visualização ou realização de tarefas escolares ou educacionais.
Pode utilizar um computador familiar.
Os alunos podem começar a explorar programas básicos, como editores de texto, calendários e outras aplicações utilitárias que se encontram no Windows, aplicações de desenho e recursos de busca seguros (motores de pesquisa infantis). Nunca o motor de pesquisa Google. - 🔗Motores de pesquisa seguros para as faixas etárias do 1.º Ciclo.
Entre os 10 e os 13 anos: Autonomia gradual
Nesta faixa etária, os alunos já podem ter um acesso mais frequente ao computador, mas ainda com vigilância.
Se houver necessidade escolar (tarefas, projetos escolares ou ensino online síncrono/assíncrono), podem já possuir um computador pessoal.
É importante educar sistematicamente sobre a segurança online, a ética digital e o uso responsável da tecnologia.
A partir dos 14 anos: Autonomia responsável
É imprescindível que o aluno tenha um computador pessoal, especialmente no 3.º Ciclo, quando aumentam as solicitações escolares, incluindo trabalhos de pesquisa, apresentações e aprendizagem de recursos específicos.
Os adolescentes tendem a precisar de mais independência, mas é crucial que continuem a receber orientação sobre cidadania digital, gestão do tempo e segurança cibernética.
⚠️ Fatores a considerar ao introduzir um computador:
Necessidades escolares: Nas escolas com forte integração tecnológica, pode ser necessário usar um computador mais cedo. No entanto, isso não diminui a importância da supervisão e da responsabilidade dos adultos - pais e professores.
Maturidade da criança/aluno: A capacidade de seguir regras e usar a tecnologia de maneira responsável varia entre as crianças/alunos.
Vigilância constante e controle parental: Mesmo quando o computador é pessoal, o uso deve ser monitorizado, nas crianças e nos adolescentes.
Equipamento apropriado: Um computador básico, com as funcionalidades necessárias para estudar, fazer as tarefas escolares, e aceder às plataformas educativas é suficiente. Não é preciso investir num equipamento avançado.
Educação para o uso responsável: Ensinar desde cedo as boas práticas digitais, como evitar distrações, proteger as informações e navegar com segurança. Dar particular importância ao uso do computador para promover a aquisição de competências escolares em detrimento do uso para jogos, que podem criar dependências e ficar registado todos os resultados e fracassos obtidos, fazendo estes também parte da Pegada Digital.
👉 A introdução do computador nas faixas etárias do 1.º Ciclo pode ser benéfico em relação à aquisição de competências digitais, de facilitar a aquisição de conteúdos escolares, mas também pode ter um efeito nefasto pela visualização de conteúdos que nada têm a ver com os conteúdos escolares, visualização de conteúdo inapropriado susceptível de causar danos psicológicos e adição a jogos.
👉Há a necessidade indispensável dos professores terem acesso a formação específica sobre o funcionamento do computador, dos softwares, de como manter os computadores em segurança e dos perigos que podem advir do uso da Internet.
👉O mais importante é garantir que os alunos, independentemente da sua idade, possam usar um dispositivo digital de forma consciente, orientada e segura.